quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O que é IDH?

Renda, saúde e educação são os ingredientes básicos do Índice de Desenvolvimento Humano, mas você sabe como é feito o cálculo para saber qual país tem o melhor IDH? Este índice serve para medir a qualidade e o padrão de vida das pessoas em todos os países.
Vamos entender um pouco como funciona:
Até o fim dos anos 1980, o desenvolvimento dos países era medido pelo Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a soma das riquezas produzidas a cada ano. Mas, como a riqueza de uma nação pode estar nas mãos de poucos, ou estar distribuída entre a população, chegou a conclusão de que era preciso criar um índice que avaliasse o bem estar humano, surge então o IDH, em 1990. O índice avalia o desempenho de cada país nas áreas de saúde, educação e renda. Com a média dessas áreas, cada país recebe um conceito: muito alto, alto, médio e baixo desenvolvimento humano. Veja abaixo como é feito o cálculo  e, em seguida o mapa do IDH  mundial dos últimos três anos.

O índice varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) a um (desenvolvimento humano total). Países com IDH até 0,499 têm desenvolvimento humano considerado baixo, os países com índices entre 0,500 e 0,799 são considerados de médio desenvolvimento humano e países com IDH superior a 0,800 têm desenvolvimento humano considerado alto.
Para a avaliação da dimensão educação, o cálculo do IDH municipal considera dois indicadores com pesos diferentes. A taxa de alfabetização de pessoas acima de 15 anos de idade tem peso dois, e a taxa bruta de freqüência à escola peso um. O primeiro indicador é o percentual de pessoas com mais de 15 anos capaz de ler e escrever um bilhete simples, considerados adultos alfabetizados. O calendário do Ministério da Educação indica que, se a criança não se atrasar na escola, ela completará esse ciclo aos 14 anos de idade, daí a medição do analfabetismo se dar a partir dos 15 anos.
O segundo indicador é resultado de uma conta simples: o somatório de pessoas, independentemente da idade, que freqüentam os cursos fundamental, secundário e superior é dividido pela população na faixa etária de 7 a 22 anos da localidade. Estão também incluídos na conta os alunos de cursos supletivos de primeiro e de segundo graus, de classes de aceleração e de pós-graduação universitária. Apenas classes especiais de alfabetização são descartadas para efeito do cálculo.
Para a avaliação da dimensão longevidade, o IDH municipal considera o mesmo indicador do IDH de países: a esperança de vida ao nascer. Esse indicador mostra o número médio de anos que uma pessoa nascida naquela localidade no ano de referência (no caso, 2000) deve viver. O indicador de longevidade sintetiza as condições de saúde e salubridade do local, uma vez que quanto mais mortes houver nas faixas etárias mais precoces, menor será a expectativa de vida.
Para a avaliação da dimensão renda, o critério usado é a renda municipal per capita, ou seja, a renda média de cada residente no município. Para se chegar a esse valor soma-se a renda de todos os residentes e divide-se o resultado pelo número de pessoas que moram no município (inclusive crianças ou pessoas com renda igual a zero).

Mapa do IDH Mundial




Fonte: Revista Atualidades e Vestibular 1°Semestre de 2008.
Para saber mais: 
Globo.com

0 comentários:

Postar um comentário