terça-feira, 23 de novembro de 2010

Para aprender Geografia se divertindo...

Para aqueles que curtem jogos de computador e amam Geografia, seguem algumas dicas de jogos para se divertirem e aprender.
Hoje em pleno século 21, a informatica já tomou conta de crianças, jovens e adultos.Todos aqueles que apreciam jogos e internet agora têm um novo aliado no aprendizado: jogos que exploram a temática de geografia, em que o jogador toma as decisões em questões geopolíticas, criam e preservam o meio ambiente, enfrentam guerrilheiros no Sudão e até "entram" na pele de um lobo em pleno Parque de Yellowstone!!!
veja alguns exemplos de jogos que podem ser utilizados em sala de aula, como trabalho extra curricular e se divertir e aprender no conforto de sua casa ou em uma lan house.

Em Third World Farmer ( Fazendeiro do Terceiro Milênio), o participante se torna o chefe de uma pequena propriedade rural na África, onde o objetivo é expandir/manter suas posses, enfrentando questões como ser saqueado, negociar com guerrilheiros, mandar seu filho para escola e diminuir sua produção, entre outros acontecimentos da vida real daquele continente.
O jogo é uma mistura de mini fazenda (orkut) com Second Life, já que o participante toma decisões morais que podem aumentar ou não suas propriedades.
Link para o jogo on line:
http://www.3rdworldfarmer.com/


Em Darfur is Dying, a situação se passa no Sudão e o jogador tem dois desafios: atravessar uma região árida atrás de água, fugindo de milícias rivais e viver em um campo de refugiados em meio a diversas etnias africanas, em plena época em que ocorrem genocídios naqueles país!!! O jogo é ótimo para desenvolver questões políticas do tipo : conviver com etnias rivais, negociar com milícias e  aprender sobre um ecossistema africano, mas para manter-se vivo, o jogador enfrentará vários desafios...
Para jogar on line:
http://www.darfurisdying.com/


Falando em ecossistema, Wolf Quest se passa no Parque de Yellowstone, onde o jogador entra literalmente na pele de um lobo, na qual os desafios são: se tornar o chefe da matilha, defender seu território, caçar, proteger seus filhotes entre outras situações reais na vivência de um lobo selvagem. O jogo têm excelentes gráficos e é prefeito para conhecer a vida selvagem, o ecossistema, a estrutura do Parque de Yellowstone, a fauna e a flora em geral.
Para jogar :
http://www.wolfquest.org/


Em se tratando de meio ambiente, um jogo muito interessante é o Vinnyl Game, que o próprio nome indica, o jogo do Vinil, em que o participante passa por  todo o processo de fabricação do vinil e seus derivados, desde a busca por matéria prima até o produto final. O interessante neste jogo, além de ser traduzido para o português, esta relacionado ao meio ambiente e o processo industrial, onde o jogador faz de tudo para aumentar sua produção sem prejudicar o meio ambiente. 
Vale a pena conferir estas dicas de jogos e brevemente postarei jogos relacionado a História...
Para jogar:
http://www.institutodopvc.org/pvcgame/vinylgame_por.html


Fonte: Revista Conhecimento Prático em  Geografia, Núm. 29 Ed. Escala Educacional Fevereiro de 2010.

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho! visito sempre seu site... Aproveitando, gostaria de indicar o site www.iAulas.com.br lá você vai encontrar mais de 10 mil apostilas para download gratuito dos mais variados assuntos, sendo centenas de apostilas sobre Geografia... espero ter ajudado...

Postar um comentário