terça-feira, 30 de novembro de 2010

O conflito das Coréias

A Coréia do Norte, uma das nações mais fechadas do mundo, atacou recentemente sua vizinha, a Coréia do Sul, gerando um conflito internacional, que pode se tornar em uma guerra.
Mas, a Coréia do Norte tem recursos para iniciar uma guerra? Porque estas duas nações se separaram e não se entendem até hoje? Neste post explicarei brevemente a origem do conflito e os motivos que levaram a separação destes dois países.
O desentendimento começou logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando a Coréia se dividiu em duas devido a guerra civil causada pela Guerra Fria (luta política e ideológica entre o capitalismo e o comunismo). Para saber mais veja o infográfico no final deste post.
A Coréia do Norte é um país relativamente pequeno, menor que estados brasileiros como o Acre e o Ceará e está localizado ao leste da Ásia, tendo como vizinhos a Coréia do Sul,  China, Rússia e o Japão. A sua população é de aproximadamente 23 milhões de habitantes, um pouco maior que a população de Minas Gerais (20 milhões) e menor que a do estado de São Paulo (41 milhões). Possui o quinto maior exército do mundo,com aproximadamente 1 milhão e meio de soldados efetivos e 4 milhões e meio na reserva, ficando atrás apenas de nações como  Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido. Por ter um modelo de governo comunista, tem o apoio político da Rússia e da China, as maiores nações que tinham este regime político.
No governo de George W. Bush,  presidente norte-americano antes de Obama, o líder dos Estados Unidos inclui a Coréia do Norte ao grupo de países que ele chamou de "eixo do mal", que incluía o o Iraque e o Irã, ou seja, nações inimigas do Estados Unidos que produzem energia nuclear para fins militares. Mas, o país tem potencial para começar um guerra contra a Coréia do Sul? Bem, além de possuir o quinto maior exército do mundo e ter o apoio político da Rússia e da China, a Coréia do Norte realizou nos últimos anos testes nucleares e de mísseis de longo alcance. Por enquanto estima-se que os mísseis de longo alcance já fabricados alcancem apenas países vizinhos como o Japão e a Coréia do Sul, mas o projeto de mísseis norte-coreano esta progredindo, chegando a alcançar, depois de prontos, o oeste dos Estados Unidos e o leste europeu!!! O programa nuclear já esta bastante avançado, sendo que o país já possui 3 usinas atômicas e duas ogivas nucleares de 1 Kiloton, cada ou 2000 toneladas de tnt... Atualmente os Estados Unidos e a China estão mediando o conflito com a Coréia do Sul e Norte, para chegar a um acordo antes que os sul-coreanos resolvam atacar seus vizinhos e deflagar uma guerra que provavelmente poderiam envolver outras nações.
Veja um breve resumo da História das Coréias:

Para saber mais: 
Conflito das Coréias
Fonte: 
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo

2 comentários:

Anônimo disse...

Ellen Cristina
Teria como fornecer o link do download do resumo da história das coreias?

Professor Valter Santana disse...

segue abaixo o link correto Ellen
http://g1.globo.com/FlashShow/0,,20161,00.swf

Postar um comentário