segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Como funciona a escolha de um papa

Neste post explicarei de forma simples e resumida como é feita a escolha do papa e o ritual solene para a sua posse.
Teoricamente qualquer homem adulto pode se tornar papa, mas na pratica alguns requisitos  impedem que 99,99% dos homens percam este "privilégio", por exemplo , há vários séculos que somente cardeais são escolhidos para tal função. Assistir a cerimônia é algo impossível também, pois somente os herdeiros de São Pedro tem o direito de participar da cerimônia.
Veremos a seguir como funciona este ritual.
Logo após a morte do papa, o Camerlengo, chefe do Colégios dos Cardeais, toca 3 vazes a testa do papa com um martelinho de prata e o chama pelo nome de batismo ( não o nome que ele adotou ao se tornar papa), se não houver nenhuma reação, é quebrado o anel de Pescador das Almas e inutiliza-se o timbre papal, marca que autentica os documentos assinados pelo Pontífice.
Em seguida começa os preparativos para o enterro seguido de nove dias de luto.
Após 20 dias, o Colégio de Cardeais dá inicio a escolha do novo papa, em uma cerimônia chamada conclave, que significa "local que pode ser trancado de forma segura". Cardeais de Todo o mundo participam da eleição e durante este período ficam isolados, sem contato com o restante do planeta. Para dar início ao conclave, uma missa é realizada na Catedral de São Pedro.
Como funciona o ritual
Dentro da Capela Sistina, onde é realizado a cerimônia, o trono do antigo papa é removido e seis velas são acesas no local,  os votos são colocados em um cálice sagrado, após votarem, os cardeais se isolam em seus aposentos na qual um cardeal vigia o outro.
O voto de cada cardeal é secreto e a cada votação, o material utilizado é queimado, sendo que um produto químico é adicionado para que exale uma fumaça negra pela chaminé, enquanto a fumaça estiver com esta cor, significa que a escolha do próximo papa não esta concluída.
Ao final da escolha, o deão, ou o mais velho entre os cardeais, pergunta ao futuro papa se este aceita a eleição e por qual nome gostaria de ser conhecido. Após aceitar seu novo posto, uma fumaça branca sai pela chaminé indicando que um novo papa foi empossado.
 O escolhido, é então levado para um quarto ao lado e veste as roupas de papa. Os cardeais prestam a ele sua primeira homenagem. O deão vai até o balcão e proclama: "Habemus papam!" (Temos um papa). E o novo pontífice aparece no balcão para abençoar a multidão.
Clique na imagem abaixo para ver o resumo e a localização dos locais sagrados para a escolha do novo pontífice:

Para saber mais:


site: Católica net


1 comentários:

Unknown disse...

Oi Valter, o seu blog está recheado de história e informação, o do Papa está perfeito. kkkkkkkkk
Abraço.

Postar um comentário