sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Para entender os muçulmanos


Quando ligamos a televisão ou assistimos reportagens em sites, revistas ou jornais, é comum encontrarmos matérias do tipo: "Homem-bomba invade supermercado detonando explosivos, matando seis pessoas e ferindo outras vinte". Ou então quando ouvimos falar dos atentados de 11 de setembro contra as torres gêmeas, nos Estados Unidos, é comum nós pensarmos o quanto brutais são os povos muçulmanos com o seu fanatismo religioso? Será que esta religião só quer a ruína do mundo? Vamos entender um pouco sobre os muçulmanos (povos árabes) e sua religião, o Islamismo.
Em primeiro lugar, a palavra islã em árabe significa "submissão voluntária aos desígnios de Deus", e o importante em saber disso é o fato de que muitas pessoas dizem que os muçulmanos querem que todos abracem a sua fé. O que acontece hoje com a fé islâmica são os fanáticos e extremistas religiosos, que usam das palavras contidas no Corão (livro sagrado do islã) em beneficio de interesses próprios, ou para difundir o ódio que alguns líderes tem contra outros povos. Para se ter uma idéia, o islamismo não se diferencia muito das outras religiões monoteístas (que acreditam num só Deus), como o cristianismo e o judaísmo, ela apenas possui algumas singularidades, exemplo: eles acreditam em um único Deus             (chamado Ala), acreditam em Jesus, Abraão, Moisés entre outros, a diferença é que para os muçulmanos eles são profetas (que transmitem a mensagem de Deus) e que seu ultimo profeta mandado por Deus chama-se Maomé. Acreditam na Bíblia cristã, tanto o primeiro quanto o segundo testamento, mas vêem na figura de Maomé, como o principal profeta.
Outro detalhe sobre a religião é o fato de ser tachada de machista, devido o homem poder possuir várias mulheres, mas o que muita gente não sabe é que foram eles (os muçulmanos) os primeiros a dar a mulher o direito do divórcio, de receber heranças, de trabalhar e a obrigação de estudar, isto ainda no século VII, enquanto no cristianismo isso só foi possível a partir do século XIX. Também vale lembrar que os muçulmanos sempre toleraram outras religiões(cristianismo e judaísmo), chamados no Corão de "Povos do Livro", que sempre brigaram entre si. Agora que esclareci alguns mitos sobre o islamismo, vamos entender um pouco da história deste povo e de sua religião. 
O Corão, livro sagrado do islamismo.
A história do islamismo começa no ano de 610, durante o Ramadã (mês sagrado dos árabes), quando Muhammad Ibn Abdallah ( Maomé como ficaria conhecido no Brasil), um mercador de 40 anos estava meditando em uma caverna. Segundo a tradição muçulmana, uma luz  apareceu sobre ele e disse: " Oh, Muhammad, leia!", disse a voz que se identificou como o Arcanjo Gabriel e carregava uma placa. 
-"Mas, eu não sei ler", respondeu Maomé.
-" Oh, Muhammad, leia", insistiu a voz.
-E Maomé respondeu novamente : " Eu não sei ler".
Então a luz que o envolvia o abraçou fortemente, até que ele ficasse ser ar. E, pela terceira vez, disse:
-" Oh, Muhammad. Leia!". O milagre aconteceu e Maomé começou a ler o que estava escrito:
-" Lê em nome de teu Senhor que tudo criou. Criou o homem de um coágulo. Lê que teu Senhor é generoso. Que ensinou o uso do cálamo. Ensinou ao homem o que este não sabia."
Este seria o primeiro versículo do Corão, chamado de " Al´Alac" (o Coágulo), dessa mesma forma, o livro sagrado levaria 21 anos para ser completamente escrito. Então, Maomé começou a contar a sua aparição e converter as pessoas para esta nova fé. Mas, e como surgiu o terrorismo?
O terrorismo surgiu após o surgimento do fundamentalismo religioso, ou seja, seguir as escrituras literalmente como foi escrita. O termo fundamentalismo surgiu nos Estados Unidos por protestantes que queriam a volta dos fundamentos da religião, e os muçulmanos foram a ultima religião monoteísta a desenvolver esta tendência. Um termo muito utilizado pelos terroristas islâmicos para definir sua causa, a "Jihad", também conhecida por "Guerra Santa", na realidade significa "a luta do individuo para sua evolução como ser humano e em busca da iluminação", ou seja, de nada tem a ver com o que os terroristas fazem.  Mas, o fato é que o terrorismo teve inicio por causa de líderes fundamentalistas que dizem que o ocidente esta unindo forças para  "destruir o islã", e clamava o povo muçulmano para uma "jihad universal". Seguindo estas idéias surgiram grupos terroristas como os Talibãs, a Al Quaeda, de Osama Bin Laden, o Hamas,  o Hezbollah, entre outros.
Os muçulmanos estão divididos também em dois grupos : sunitas e xiitas. A diferença entre eles surge após a morte de Maomé, em que os seguidores se dividiram devido a liderança da nação islâmica, alguns seguiram Ali, primo de Maomé, cujo o nome xiita surgiu da expressão    " xiat Ali" ou partidários de Ali, e os sunitas seguiram Abu Bakr, fundador do islamismo junto com Maomé, cujo nome surgiu da expressão "sunnat" que significa tradição.
Atualmente existem cerca de 1 bilhão e meio de muçulmanos, ou  seja, 25% da população mundial. No Brasil vivem aproximadamente 1,5 milhão de islâmicos e 90 mesquitas (templos religiosos), segundo Abdoni líder muçulmano no Brasil.

Fonte: Revista Galileu na História edição 2, agosto de 2005.

Para saber mais:



5 comentários:

Anônimo disse...

adorei me ajudou e muito!Valew

Anônimo disse...

parencem xinocas ou o caralho

Anônimo disse...

isso e uma treta du caralho

Anônimo disse...

isso e uma merda...

Anônimo disse...

porcariaaaaaaaaaaaaaaa n tem nada de bom

Postar um comentário