segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A origem do vírus da Aids


O vírus da Aids ( síndrome da imunoautodeficiência adquirida, HIV em inglês), foi descoberto por cientistas somente em 1984, mas estima-se que a doença exista desde o inicio do século 20, em meados de 1900.
Estudos confirmam que o vírus, HIV é uma variação do SIV, vírus encontrados em símios             ( macacos), mas que o organismo do animal consegue criar anticorpos para  se defender.
O vírus surgiu primeiro no continente africano, depois se espalhou por todo o mundo. Mas como? Vou dar um exemplo de como aconteceu esta transmissão: Um caçador percorre toda a selva africana em busca de alimentos, seu corpo tem vários ferimentos devido a mata fechada, o homem captura um chimpanzé, que o acaba ferindo na luta pela sobrevivência. Após o caçador matar o animal, o carrega nas costas, cheios de feridas, ele nem imagina, mas este contado com o sangue contaminado de sua caça, o infectará com SIV, que sofrerá uma mutação no corpo humano e desencadeará a Aids. No início do século 20, macacos contaminados eram carregados por comerciantes e distribuídos por todo o continente africano. Estas pessoas contaminados pelo vírus, espalhavam a doença entre as prostitutas, que sem saber, espalhavam para viajantes de todo o mundo que ali se instalavam. Assim, o vírus ganhou a capacidade de também ser transmitido através do ato sexual. A prostituição e os estupros ocorridos durante as guerras de independência dos países africanos espalharam ainda mais o vírus, que até então era confundido com pneumonia ou anemia profunda. Milhares de pessoas morriam de problemas decorrentes do vírus, ser saber ao certo a doença que o afetava. Nas Américas, o primeiro caso de contaminação pelo vírus foi no Haiti em 1978, no Brasil foi em 1981, matando mais de 190 mil pessoas até agora. O HIV já matou aproximadamente 25 milhões de pessoas e estima-se que 42 milhões estejam contaminadas   ( ver mapa abaixo). A Aids ainda não tem cura, mas atualmente, com o avanço da medicina, novos remédios estão sendo desenvolvidos e, combinando-os entre si garantem ao paciente um padrão de vida melhor. A solução mais prática é a prevenção, com uso de preservativos     (camisinhas) em relações sexuais e não compartilhar de mesma seringas, que podem estar contaminadas.


Fonte: A História da Humanidade contada pelos vírus. Stefan Cunha.  ED. Contexto. 

0 comentários:

Postar um comentário