terça-feira, 23 de novembro de 2010

Aquecimento global





A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
Se invertem as estações do ano
Faz calor no inverno e frio no verão
Os peixes morrendo nos rios
Estão se extinguindo espécies animais
Nem tudo que se planta, colhe
O tempo retribui o mal que a gente faz
Onde a chuva caía quase todo dia
Já não chove nada
O sol abrasador rachando o leito dos rios secos
Sem um pingo d'água
Quanto ao futuro inseguro
Será assim de norte a sul
A terra nua semelhante à lua
O que será desse Planeta Azul?
O que será desse Planeta Azul?                                                      
O rio que desce as encostas já quase sem vida  

Parece que chora um triste lamento das águas
Ao ver devastada a fauna e a flora
É tempo de pensar no verde
Regar a semente que ainda não nasceu

Deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
Estar de bem com Deus!

Planeta Azul
Chitãozinho e Xororó

A música acima nos mostra um pouco os principais efeitos do aquecimento global e o efeito estufa, mas como esses problemas surgiram? Como ocorre o aquecimento global? E o efeito estufa? Explicarei neste post, de forma resumida, as principais causas e efeitos destes males no planeta. 
A causa destas mudanças climáticas esta relacionado diretamente com a intervenção do homem na natureza, ou seja, a queima constante de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural) que expelem no meio ambiente gases como o dióxido de carbono(co2), e o metano(ch4) que retêm o calor das radiações solares, aumentando assim a temperatura do planeta. Outro fator que contribui com o aquecimento global esta ligado ao desmatamento e a impermeabilização do solo (asfalto), ou seja, a natureza não consegue completar o ciclo da fotossintese, que ajuda a remover do meio ambiente o gás carbônico ( ver imagem abaixo).

Outro grande problema do aquecimento está no derretimento das geleiras, nossa reserva de água (lembrem-se: o planeta é composto de 70% de água, sendo que 97% desta água esta nos oceanos e apenas 3% é própria para consumo e esta presa na geleiras), sendo assim, quando as geleiras derretem, as aguas são levadas para o oceano, acabando com nosso estoque.            
Atualmente cerca de 40% das geleiras dos Andes desapareceram e 15% do pólo norte também, mas o que nossos governantes estão fazendo para impedir esta catástrofe ambiental? 
A partir de 1988, vários países do mundo começaram a criar medidas para impedir o aumento dos gases na atmosfera, principalmente por parte das grandes indústrias, criando um documento chamado de Protocolo de Kyoto, neste tratado internacional estão as metas para diminuição da poluição por parte dos países participantes. Atualmente 175 nações fazem parte deste acordo, claro que os Estados Unidos não participa desta redução de poluentes, pois segundo a Casa Branca, esta diminuição acarretaria na desaceleração da economia americana...
Para saber mais:       
Dica de video:
As verdades sobre as alterações do clima:
Documentário da BBC

1 comentários:

amanda disse...

vamos preseva nosso plameta

Postar um comentário