sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A América foi descoberta antes de Cristóvão Colombo?

Leifr Ericsson: o primeiro europeu a chegar na América
Se eu lhe perguntasse quem foi o primeiro homem europeu a chegar na América, o que você responderia? Provavelmente você diria que foi Cristóvão Colombo certo?
Novos estudos de arqueólogos e historiadores apontam que, não foi Colombo o primeiro homem a chegar nas Américas!!! Espantado? Acham que estou ficando maluco? Vou contar uma pequena história para você. Em agosto de 1898, um homem chamado Olaf Ohman, habitante dos Estados Unidos, encontrou uma rocha um tanto quanto comum em sua fazenda na região onde morava, mas o que chamou a sua atenção foi o que estava escrito na pedra. Como não entendia as inscrições, levou para o museu de arqueologia para que pudesse ser estudado. Quando os especialistas analisaram os manuscritos se espantaram com que descobriram. A pedra estava escrita em "codéx runicos", ou seja, a escrita dos antigos vikings nórdicos, que habitavam o norte da Europa, região onde se localiza atualmente Suécia, Noruega, Finlândia e Alemanha. Mas, o que escritas runicas estavam fazendo do outro lado do mundo? Ao traduzir a pedra, encontraram a seguinte inscrição " Oito godos (suecos) e 22 noruegueses em viagem de exploração vinda de Vinlândia do Oeste ( New Brunwick, Canadá), tínhamos um assentamento próximo a dois rochedos, a alguns dias de caminhada ao norte desta pedra. Nós nos pusemos (em marcha), para um dia de pesca. Quando voltamos, encontramos dez companheiros banhados de sangue e mortos. AVM (sigla empregada em funerais vikings) salva-nos do perigo. Temos dez de nossos marinheiros a bordo, no mar, para vigiar nossas embarcações, a 14 dias de marcha desta ilha. Ano de 1362." 
Os estudos dos textos rúnicos comprovam que os vikings chegaram a América antes mesmo de 1362! Segundo as traduções dos textos encontrados, um viking chamado Leifr Ericsson, teria chegado a Ilha de Baffin e New Brunswick  ( norte e leste do Canadá ) entre os anos de 992 e 1000, e chegado até o atual estado de Minnesota nos Estados Unidos!!!
Agora você deve estar se perguntando: porque os vikings não se fixaram nesta região e a colonizaram? Segundo texto rúnicos, os vikings entraram em contato com os índios americanos, os beothuks e eles, apesar de receberem os estrangeiros de forma amigável, inexplicavelmente mataram a flechadas o filho de Leifr Ericsson. líder dos vikings , que por estarem em menor número, resolveram voltar para sua terra natal!!! 
No final deste post, encontra-se link para download do documentário sobre os vikings.
Pedra  encontrada nos Estados Unidos e inscrições rúnicas.
Mapa da rota dos vikings.


Para saber mais:Revista História Viva  " Vikings, Guerreiros do gelo" ano 2 número 16, fev. de 2005
Clique aqui para o download do documentário os Vikings

1 comentários:

Anônimo disse...

obrigada me ajudou muito no dever de casa !!!!!!!!!!

Postar um comentário